Estudos da Sustentabilidade
1. Análise de Ciclo de Vida (AVC)
A AVC (Life Cycle Assessment – LCA, em inglês) é uma metodologia de recolha e avaliação quantitativa das entradas, saídas e potenciais impactes ambientais de um sistema de produto, ao longo do seu ciclo de vida. O ciclo de vida refere-se a todos os materiais e processos desde a produção, utilização, manutenção e destino final, incluindo a obtenção de matérias-primas necessárias.
Vantagens:
• Avaliar as consequências ambientais de um produto
• Analisar ganhos e perdas associados a um produto – ação planeada
• Dar melhor informação do produto – declaração de produto
• Conceber ou reformular produtos ou processos – investigação e desenvolvimento.
• Incluir alegações de desempenho ambiental na rotulagem (Selos e certificações ambientais de produtos, passaporte digital) – Marketing
• Relevar na tomada de decisões na indústria, em organizações governamentais ou não governamentais – planeamento estratégico e estabelecimento de prioridades
2. Eco Desgin
O ecodesign tem como principal objetivo melhorar o desempenho energético e ambiental dos produtos, através da integração sistemática de certos aspetos chave na fase de conceção dos produtos, com particular enfoque no consumo de energia e desejavelmente ao longo de todo o ciclo de vida, podendo refletir-se na seleção e utilização de matérias-primas, fabrico, embalagem, transporte e distribuição, instalação e manutenção, utilização e fim de vida.
Gestão da Propriedade Intelectual
A inovação é um complexo processo que pode colocar no mercado uma nova ideia. Patentes, direitos de autor e informações confidenciais desempenham um papel fundamental em processos de Investigação e Desenvolvimento, no processo de inovação. São decisivos antes do lançamento de produtos no mercado, em que o esforço inovador pode ser ameaçado.
A proteção da identidade dos produtos, das marcas e do seu design são fatores essenciais para a diferenciação e valorização dos produtos e das empresas.
Desenvolvimento e industrialização de tecnologias e produtos inovadores
Os desafios constantes apresentados pela sociedade, as organizações e o mercado e a necessidade das empresas dominarem o desenvolvimento do produto permitem a inovação e o desenvolvimento e industrialização de novos produtos e tecnologias.
Para tal é necessário assegurar o estabelecimento de sinergias que promovam as competências das empresas, no diálogo com os centros de saber, alargando as cadeias de valor e a geração de mais valor económico, e redução do impacto ambiental.
Networking científico e tecnológico
A partilha e disseminação do conhecimento, a criação de parcerias, a cooperação entre investigadores e instituições são aceleradas em ações de network científico e tecnológico. A estas ações são chamados todos os atores interessados: empresas, investigadores, responsáveis políticos e decisores públicos e privados.
Conferências, palestras, ações de formação avançada, webinares, entre outras iniciativas, contribuem para esse encontro e facilitam a transferência e valorização de conhecimento para o desenvolvimento económico e social.
Formação Avançada
A Formação Avançada destina-se a profissionais detentores de formação académica de nível superior que pretendam uma especialização profissionalizante. Assegura a transferência de conhecimento específico e/ou especializado, em particular em áreas não integradas nos graus académicos.
Permite assegurar uma atualização e adequação da formação dos quadros empresariais às necessidades em constante evolução das empresas, face aos desafios que se lhes colocam por parte do mercado, das organizações governamentais e não governamentais e da sociedade.